domingo, 8 de maio de 2011

Cidade de Duque de Caxias

     

    Iniciamos hoje postagens sobre a Cidade de Duque de Caxias. É nossa intenção divulgar a História deste município que serviu de berço ao Patrono do Exército Brasileiro, Luís Alves de Lima e Silva.
    Caxias nasceu no dia 25 de agosto de 1803 na Fazenda São Paulo, na Vila da Estrela.

ASPECTOS GERAIS DO MUNICÍPIO

    
    O Município de Duque de Caxias faz parte da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e possui uma população de quase um milhão de habitantes distribuídos em seus 442 quilômetros quadrados.
        Suas terras se encontram na Baixada da Guanabara, porção da Baixada Fluminense.
RELEVO,CLIMA E VEGETAÇÃO
O clima é quente e úmido, com chuvas abundantes na baixada litorânea, modificando-se ao norte, próximo da Serra do Mar. A hidrografia pode ser resumida nas quatro bacias principais: Iguaçu, Meriti, Sarapuí e Estrela.

ECONOMIA
        O crescimento econômico de Duque de Caxias foi condicionado por vários fatores.  Entretanto o que inicialmente mais se destacou foi a proximidade do município com a Cidade do Rio de Janeiro.
             A indústria, por outro lado, se apresenta como grande assimiladora de mão-de-obra, embora não atingindo às proporções do comércio, da prestação de servicos e dos transportes. Com a inauguração do pólo petroquímico (REDUC/ FABOR – 1961), a economia do Município começa a ser beneficiada com a ampliação do mercado de trabalho. Por outro lado, novas indústrias iriam surgir em função da presença da Refinaria Duque de Caxias.

No livro Uma Passagem pela Caxias dos anos 60 – Fragmentos de Memória e Registros Diversos, edição do autor de 2001, o professor Stélio Lacerda destaca a importância do polo petroquímico para o Município com a seguinte justificativa:
“Em 1960, antes da implantação do pólo petroquímico, o parque fabril de Caxias era responsável por 3,8 % da produção industrial da região metropolitana, empregando 7.738 trabalhadores (3,6% dos trabalhadores em indústrias no Grande Rio); em 1965, com o pólo petroquímico em funcionamento, o percentual subiu para 15% e ocupando 15.155 operários (6% do operariado industrial do Grande Rio)."



        De fato, é o Setor Terciário que concentra a maior parte da mão-de-obra aqui aplicada. Tal característica tem reflexos no centro urbano, que poderia ser comparado  a um grande mercado. Mesmo aos domingos o comércio não pára, pois  próximo à Praça Roberto Silveira é realizada uma grande feira-livre que, em tempos passados, muito lembrava as feiras do nordeste.

         Barboza Leite, no folheto de cordel intitulado “A Grande Feira de Duque de Caxias”, assim a descreve:

                                            “Trata-se da feira afamada
                                              que acontece em Caxias,
                                               igual não há na baixada
                                               com tantas mercadorias,
                                               faianças ou prataria
                                               em grande variedade,
                                               espantosa quantidade
                                               de tudo que se imagine,
                                                minha pena não define
                                               toda sua enormidade.
                                               .................................



                                               A feira é um panorama
                                               de efeito gigantesco
                                               feito de sonhos e dramas
                                               tangenciando o dantesco.
                                                                         .Barboza Leite (A Grande Feira de Duque de Caxias)

      O município é detentor da maior receita orçamentária da Baixada Fluminense e a segunda arrecadação do estado em ICMS. Em A Construção do Poder Local em Duque de Caxias no Período de 1943 – 1997, publicado no nº 1 da edição trimestral da revista “Hidra de Igoassú”, a professora Marlúcia Santos de Souza assim se refere à potencialidade econômica de nosso Município:
“Seu território é recortado pelas Rodovias Washington Luíz e Rio-Magé, formando corredores de expansão populacional e de atração de capitais, além de possuir uma malha ferroviária que percorre boa parte de sua extensão. Conta com importantes áreas de preservação ambiental e uma extensa bacia hidrográfica.”
            Lembra ainda a professora que, a Linha Vermelha, reduzindo a distância entre Duque de Caxias e o Aeroporto Internacional, estimulou, ainda mais, a incorporação imobiliária e a implantação de novas empresas ao longo das rodovias. Foi o caso do parque gráfico dos jornais O Globo e Extra e do supermercado Carrefour.
            Em seu livro, “Duque de Caxias, nosso espaço”, a professora Regina Célia Sanches Lopes Vianna, afirma que:
“O centro de Duque de Caxias, no primeiro Distrito, ocupa uma área de 180 ha.Representa o núcleo inicial do Município, formado em torno da estação ferroviária. Esse núcleo foi se organizando de acordo  com as diversidades das funções sociais e dos tipos de prestações de serviços. Assim, identifica-se do lado oeste da ferrovia um ativo centro comercial; na parte leste, caracteriza-se a composição dos ambientes urbanos por excelência, com a presença de instituições como o Forum, a Câmara dos Vereadores, os cartórios, os escritórios de advogados, as clínicas odontológicas e médica, os bancos, agências de automóveis, restaurantes, entre outras unidades sociais.

           O crescimento espontâneo da Cidade não permitiu que aparecessem locais só residenciais, comerciais ou industriais. Em cada bairro temos um pouco de cada coisa. Entretanto, em alguns poderá predominar uma destas funções sobre as demais.









                                                


 
 
 
          As atividades agrícolas não possuem grande expressão econômica. A maioria dos estabelecimentos encontram-se no 4º Distrito. A mandioca, a cana e a banana são os principais produtos cultivados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário